Papas de aveia

Uma das recordações que tenho de infância é estar à porta da cozinha, completamente em pulgas, à espera que os meus flocos de aveia arrefecessem.

Eu adoro comer papas de aveia, no entanto não comia muitas vezes pois chateava-me estar tanto tempo de volta do fogão a mexer a colher para que não se queimassem ou ficassem agarradas ao fundo do tacho.

Quando comprei a Bimby passei a fazer a receita que está no livro de receitas básicas, com umas pequenas alterações. Fazia sempre duas doses, colocava metade do açúcar e acrescentava sempre canela e uma casca de limão (que retirava depois de pronta). Foi nesta altura que aboli a noz de manteiga que colocava quando fazia as papas no tacho.

O que é certo é que ficava muito mais cremoso e o floco ficava bem macio. Até comecei a usar flocos de aveia integrais, que são mais grossos. Fiquei ainda mais fã! A chatice era depois lavar o copo pois secava muito rápido e ficava tudo colado.

Há uns dias atrás comecei a ler um blogue em que falavam imenso de “overnigth oats”, que é como quem diz flocos de aveia demolhados durante a noite. Experimentei e adorei!

Agora deixo os flocos de molho em leite de um dia para o outro, no frigorífico, dentro de um recipiente de vidro tapado para não absorver nenhum sabor. No dia seguinte acrescento um pouco de canela e mel ou açúcar amarelo e coloco um minuto no microondas para aquecer. Os flocos ficam igualmente macios e saborosos.

Também já os deixei duas noites e o leite engrossou de tal forma que parecia cozinhado. Muito bom!

Ainda tenho de experimentar com iogurte, com raspas de limão (não sei se funciona assim em crú) e com fruta fresca.

Desta forma passei a comer muitas mais vezes este pequeno almoço saudável e que adoro, não despendendo tanto tempo para os cozinhar.